Estrela Grande Trail

16 / 17 Maio

Importante

Este guia não dispensa a leitura do regulamento em vigor que pode ser obtido em PDF clicando AQUI

Font Awesome not detected!

You must add the Font Awesome stack to this page (or add Font Awesome as a resource) in order for the icons to display properly.
Note: This warning only displays in preview mode and will be removed once Font Awesome has been added.

  • BREVEMENTE INFORMAÇÕES SOBRE TODAS AS CORRIDAS DO EVENTO

  • Estrela Orion Belt 49K

    Troféu e prémio para os três primeiros homens e mulheres

    Troféus por Escalões

    Sub 23 - 19 a 23 anos

    Seniores - 23 a 39 anos

    M40 - 40 a 49 anos

    M50 - 50 a 59 anos

    M60 - mais de 60 anos

    Estrela Tauros 26K

    Troféu e prémio para os três primeiros homens e mulheres.

    Troféus por Escalões

    Sub 23 - 19 a 23 anos

    Seniores - 23 a 39 anos

    M40 - 40 a 49 anos

    M50 - 50 a 59 anos

    M60 - mais de 60 anos

    Estrela Ursa Minor 15K

    Troféu e prémio para os três primeiros homens e mulheres.

    Troféus por Escalões

    Sub 23 - 19 a 23 anos

    Seniores - 23 a 39 anos

    M40 - 40 a 49 anos

    M50 - 50 a 59 anos

    M60 - mais de 60 anos

    Fragão do Corvo UpHill

    Troféu e prémio para os três primeiros homens e mulheres.

    Finishers

    Todos os atletas que completarem a prova terão uma recordação da sua participação na mesma. Podem ser adquiridos através do número do dorsal após terminarem a prova e até ao último dia do evento. Nunca os prémios irão ser enviados por correspondência.

  • Regras

    A implementação das regras e penalizações que regem o evento para que este corra dentro da normalidade estará a cargo das seguintes entidades: batedores, staff, médicos, enfermeiros, organizadores, supervisores e responsáveis dos postos controlo.

    O participante assume, por livre e espontânea vontade os riscos e suas consequências decorrentes da participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. A organização declina toda a responsabilidade, em caso de acidente, de negligência, ou de roubo de objetos ou valores, de cada participante. Fica a organização, bem como quaisquer dos envolvidos na organização da prova, isentos de responsabilidade resultante dos atos acima descrito.

    Reclamações

    Os atletas podem apresentar as suas reclamações ao júri do evento, em texto, num prazo máximo de 2 horas após a entrega dos prémios da respectiva prova. As reclamações deverão ser efectuadas preenchendo um formulário presente no secretariado. Um depósito de 50€ deverá ser efectuado para apresentar a queixa. Esse valor será devolvido se a queixa se verificar verdadeira e resolvida a favor do atleta. Da queixa podem resultar alterações nas classificações e respectivos prémios atribuídos. A reclamação será estudada por um júri constituído por:

    Penalizações

    Regras Penalizações
    Sair do percurso marcado 15 minutos
    fazer-se acompanhar de pessoas não registadas na prova excepto nas zonas previstas para o feito 2 horas
    Saida do percurso marcado representando um 1 a 5 horas atalho significativo 1 a 5 horas
    Atirar lixo voluntariamente Desclassificação
    Falta de um item do material obrigatório: apito, manta térmica, impermeável com capuz e telemóvel Desclassificação
    Falta de material obrigatório restante 2h por item
    Não ajudar um atleta em necessidade (lesão, hipotermia, exaustão...) 1h ou desclassificação
    Não passar nos postos de controlo Desclassificação
    Abandono da prova sem avisar a organização e ter devida autorização Impedido de participar nas edições seguintes
    Transferencia do dorsal para outra pessoa antes ou durante o decorrer da prova. Desqualificação/ proibição de futuros eventos
    Providenciar falsa informação à organização Desqualificação/ proibição de futuros eventos
    Recusa a uma observação médica Desclassificação
    Receber ajuda fora das zonas indicadas para o efeito 1º aviso - 30 min 2ª aviso - desclassificação
    Partir de uma baliza horária após tempo limite Desclassificação
    Acompanhamento por um animal Desclassificação
    Outras quebras no regulamento e etica da prova De acordo a decisão do juri do evento
  • Tráfego Rodoviário

    Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito nas vilas e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento. O atleta é responsável pelo cumprimento das regras do código de estrada.

    Ajuda Externa

    A assistência pessoal é tolerada exclusivamente em posto de abastecimento previamente anunciado para esse efeito. À excepção destes postos é expressamente proibido ser acompanhado por uma pessoa não registada na prova. Qualquer material que seja cedido ou devolvido durante a prova a um atleta, por um elemento não concorrente, fará com que esse atleta seja imediatamente penalizado ou desclassificado.

    Abastecimentos

    • Vão estar disponíveis abastecimentos de sólidos e líquidos durante o percurso. Irá estar um responsável devidamente identificado em cada abastecimento que poderá limitar ou proibir a entrada de acompanhantes dos atletas de forma a facilitar a gestão da prova.

    Abandono

    Abandono voluntário

    Salvo em caso de lesões, o abandono só é permitido em postos de abastecimentos ou de controlo próprios para o efeito. Se este ponto não for acessível por veículo o atleta terá que se dirigir ao ponto mais próximo sozinho ou por meios próprios. É proibido abandonar a prova sem avisar a organização e ter a devida autorização. É obrigatório ficar no posto de controlo caso seja numa barreira horária em que o tempo tenha sido excedido. O responsável do abastecimento irá informar o atleta onde se dirigir para conseguir o transporte para a meta. A desistência em postos de controlo sem transporte implica que o atleta poderá ter que esperar várias horas até a chegada do mesmo, ou ao fecho do posto.

    Abandono obrigatório

    A equipa da organização pode reter por breves momentos um atleta ou até retira-lo da prova se considerar que o atleta apresenta um estado que ponha em causa a integridade física e segurança do próprio atleta.

  • Inscrever

    Poderá inscrever-se através do formulário específico que estará disponível no site www.estrelagrandetrail.pt As inscrições são pessoais e intransmissíveis. Não serão aceites outros métodos de inscrição ou pré-inscrição. A emissão de facturas são efectuadas pela entidade responsável das inscrições no acto da validação da inscrição, não serão emitidas facturas posteriormente. O pagamento consiste apenas numa pré-inscrição. A inscrição só é considerada válida quando todos os documentos requeridos para a prova estiverem entregues. As inscrições têm que estar validadas antes do dia 30 de Abril 2020 ou irão ser consideradas inválidas e sem direito a reembolso. O estado da inscrição poderá ser consultado no site próprio para o efeito. Qualquer inscrição feita e paga antes do dia 30 de Abril 2020 dará ao atleta o direito a um dorsal para a prova inscrita.As provas têm limite de inscrições. Só serão consideradas válidas as inscrições pagas e validadas. Caso não se verifique e sua validação e data ou o limite de vagas seja preenchido para essa prova, essa mesma inscrição será considerada inválida. A organização tem o direito de aumentar ou reduzir o número de inscritos por motivos de segurança ou outros que possam alterar o decorrer da prova.

    Desitência, Reembolso

    Os inscritos poderão cancelar a sua inscrição e terão direito a 50% da mesma até dia 15 de Abril 2020. É da responsabilidade de cada atleta verificar que todo o processo de cancelamento foi efectuado correctamente entrando em contacto com a empresa responsável pelas inscrições. A percentagem do valor devolvido irá variar de acordo com a data de cancelamento. Na eventualidade de desistência, por motivo de lesão ou doença, com apresentação do respectivo atestado/comprovativo médico, até dia 15 de Abril, será devolvido uma % do valor da inscrição:

    • Até 15 de Abril 2020: 50% da taxa será devolvida.
    • A partir de 15 de Abril 2020: Não haverá reembolso.

    O atleta que prestar falsas declarações terá a sua inscrição automaticamente anulada sem direito a reembolso. O cancelamento deve ser solicitado por e-mail para geral@estrelagrandetrail.pt. A este pedido terá de ser anexado o atestado médico. O pedido para reembolso deverá ser entregue acompanhado pelo certificado médico devidamente autenticado. Os pedidos serão tratados nos dois meses seguintes ao evento. Qualquer cancelamento deve ser pedido por email ou correio, telefone ou fax não são aceites.

    Modificações

    Não se efectua transição de inscrições para anos seguintes. Serão aceites alterações de inscrição entre provas até dia 30 de Abril 2020. Nas situações de upgrade de prova (alterações do Estrela Taurus (26K) para Estrela Orion Belt (49K) ou do Estrela Ursa Minor (15K) para o qualquer outra distância), será cobrado o pagamento do valor da diferença entre provas. Por outro lado, o eventual valor de diferença entre provas não será restituído, nas situações de alteração da inscrição para uma distância inferior. A eventual troca de atletas deverá ser efectuada pelos próprios até ao dia 30 de Abril 2020.

  • Definição do Evento

    • Provas
    • Estrela Orion Belt: prova de corrida em montanha de 49 km com 2500 metros de desnível positivo.
    • Estrela Taurus: prova de corrida em montanha de 26 km com 1300 metros de desnível positivo.
    • Estrela Ursa Minor: prova de corrida em montanha com 15K e 800 metros de desnível positivo.
    • Estrela Trail Kids
    • Fragão do Corvo UpHill

    Condições Físicas

    • As provas competitivas da Estrela Grande Trail são eventos exigentes, que ocorrem em semi- autonomia em plena montanha. É necessário:
    • Estar em boa forma física e ter experiência neste tipo de eventos. os participantes têm que estar preparados para gerir as condições da corrida por vezes difíceis e a sua condição física e mental decorrentes da enorme fadiga.
    • Ter adquirido antes do evento uma capacidade de autonomia de montanha que permita a gestão dos problemas que derivam deste tipo de prova.
    • Capacidade de enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas.
    • Não ser acompanhados por elementos/atletas não inscritos na prova.
    • Levar todo o material obrigatório durante a prova.
    • Colocar o seu lixo nos locais próprios, localizados nos abastecimentos.

    Ética e Valores

    O atleta é responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais ou não naturais, provenientes de seis, barras e/ou outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta. Ecoresponsabilidade de nunca deitar lixo ao chão mas sim nos caixotes disponíveis, respeitar a fauna e fl ora, seguir estritamente a rota marcada sem nunca cortar caminhos. A organização vai usar, se possível, material reutilizável e reciclável. A marcação da prova, feita a pé, vai ser removida no mesmo dia do fi nal da prova. A limpeza da rota vai ser realizada após a passagem do último atleta. A comunicação por papel vai ser reduzida ao estritamente necessário, privilegiando o método digital.

  • Programa

    15/5/2020

    • 18h00 - 21h00 | Abertura do secretariado

    16/5/2020

    • 9h00m - 21h00 | Abertura do secretariado
    • 10h00 - 16h00 | Iniciação à escalada + workshops diversos
    • 12h00 - 13h00 | Show cooking chef Kiko + Escola Hotelaria Manteigas: “prato regional à atleta”
    • 14h00 - 15h00 | Briefing da Prova
    • 15h00 - 16h45 | Kids Trail + Trail solidário
    • 15h45 - 17h00 | Saída família percurso * Fragão do Corvo UpHill e explicação Geo Park Mundial UNESCO
    • 16h00 | Partida prova Fragão do Corvo UpHill
    • 19h00 | Sunset meta Fragão do Carro UpHill

    17/5/2020

    • 06h00 | Partida EGT Orion Belt 49K (Tempo limite 10h)
    • 09h00 | Partida EGT Tauros 26K (Tempo limite 9h)
    • 09h30 | Partida EGT Ursa Minor 15K (tempo limite 4h)
    • 10h00 - 13h00 | Jogos tradicionais diversos + workshops
    • 16h00 | Entrega prémios e cerimónia de encerramento

    Inscrições e Valores

    As provas têm limite de inscrições. Só serão consideradas válidas as inscrições pagas e validadas. Caso não se verifique e sua validação e data ou o limite de vagas seja preenchido para essa prova, essa mesma inscrição será considerada inválida. A organização tem o direito de aumentar ou reduzir o número de inscritos por motivos de segurança ou outros que possam alterar o decorrer da prova.

    Prova Até 15 Abril Após 15 Abril
    Orion Belt 49K 45€ 55€
    Estrela Tauros 26K 30€ 40€
    Ursa Minor 15K 20€ 30€
    Fragão do Corvo UpHill 10€ 20€
    Trail Kids Gratuito Gratuito

    Kit Dorsal

    Material incluído com a inscrição

    • Dorsal
    • T-shirt
    • Prémio finisher
    • Abastecimentos
    • Cronometragem
    • Brindes alusivos à prova
    • Seguro desportivo (acidentes pessoais)
    • Transporte para a meta em caso de desistência
    • Assistência em posto médico (médico e equipa de enfermagem)
    • Equipa de busca e salvamento em zonas remotas de acesso difícil